Faouaz cria frente parlamentar da alimentação saudável e combate à obesidade infantil

Faouaz cria frente parlamentar da alimentação saudável e combate à obesidade infantil

Em primeira sessão do ano, na Câmara de Jundiaí, nesta terça-feira (2), vereadores aprovaram a criação de uma Frente Parlamentar que será direcionada à promoção da Qualidade de Vida, Alimentação Saudável e Combate à Obesidade Infantil. A iniciativa é do vereador e presidente da Câmara de Jundiaí, Faouaz Taha, e após aprovação em plenário, a frente deverá ser formada com, no mínimo, cinco membros para atuações ao longo dos próximos dois anos.

Faouaz é autor da lei que tentou regular o acesso de crianças a alimentos ultraprocessados (salgadinhos, balas, chicletes, doces e outros) em gôndolas dos caixas de estabelecimentos comerciais. A lei chegou a ser aprovada em 2018, mas foi vetada pelo Executivo e teve veto mantido pela Câmara. Ainda assim, à época, Faouaz criou ciclo de debates, audiência pública e grupo de estudo a respeito do tema e iniciou essa pauta, com respaldo do Instituto Alana de São Paulo e do Instituto Brasileiro em Defesa do Consumidor (IDEC), além de profissionais e nutricionistas da cidade. Em 2019, o vereador participou de seminário do IDEC, em São Paulo, para abordar os desafios de sua lei que foi considerada pioneira no País pela entidade. Faouaz ainda tem como proposta para esse segundo mandato o debate a respeito da oferta prioritária de alimentos orgânicos na merenda escolar.

“A frente parlamentar nos permitirá dar mais força a essa causa, com mais vereadores dedicados a discutirmos juntos políticas públicas e possibilidades. A prefeitura também já tem um trabalho de combate à obesidade infantil e queremos somar para realmente fazer de Jundiaí uma referência no assunto”, diz Faouaz.